MPIAUÍ

Capacitação de orientadores sociais em Santo Antonio dos Milagres - PI

Foto: Lagoinha é noticia
Postado em 13/07/2017 08:31:06

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através da Prefeitura Municipal Santo Antônio dos Milagres - PI realizou na manhã do dia 12, no Centro de Referência de Assistência Social, uma capacitação para orientadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças, adolescentes e idosos.

A capacitação teve como palestrante a Assistente Social Elainy Silva, que falou sobre a importância da capacitação, e teve como principal objetivo capacitar orientadores sociais e facilitadores de oficinas que atuam no SCFV, para melhor atuarem juntos aos usuários do SUAS na perspectiva do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

No primeiro momento foi realizada uma reflexão sobre erros, acertos, expectativas e sugestões para o programa.

De acordo com a palestrante a metodologia utilizada para a capacitação foram aulas expositivas e dialogas com para a melhor interação, com aporte de material impresso para estudos e aprofundamentos. Sempre na perspectiva de reflexão e da elaboração de novos saberes para dar respostas às demandas dos serviços e das necessidades dos usuários do SCFV.

Saiba mais:

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.

 

Fonte:

Compartilhar

ComentÁRIOs