MPIAUÍ

Professor Cosme Gilson comemora 73 anos e Água Branca o abraça! Parabéns

Marconny Moura e o aniversariante Cosme Gilson, cidadãos queridos de Água Branca
Postado em 29/03/2017 14:10:15

Hoje, 29 de Março (Quarta Feira), Água Branca abraça um dos seus mais queridos habitantes, professor Cosme Gilson Perfeito. Ele comemora seus 73 anos de idade.

Nascido em Pedro II, norte do Piauí, filho de Manoel Perfeito e Júlia Barros, em 1976 foi enviado pelo Governo do Estado para trabalhar no Complexo Regional de Educação, cuja sede ficava em Água Branca e comandava 16 cidades da Região do Médio Parnaíba Piauiense. Cosme Gilson é descendente de uma das mais tradicionais famílias do Piauí - a Família Barros, com berço em grande dimensão nas cidades piauienses de Pedro II, Barras, Picos e Bocaina. O aniversariante é também do mesmo tronco familiar do editor do MPiauí, jornalista e escritor Reinaldo Barros Torres.

Em Água Branca, logo Cosme Gilson tornou-se uma referência na área da educação, cultura e inteligência, sendo convidado para lecionar na CNEC as matérias de filosofia, educação física e matemática. Mais tarde assumiu também as cadeiras de contabilidade e psicologia.

Homem de sociedade, esteve sempre à frente de grandes iniciativas em Água Branca que visassem o bem-estar social e o progresso do município. No esporte também ganhou notoriedade, tornando-se o primeiro presidente da Liga de Esporte de Água Branca, foi também o idealizador e ajudou a fundar a Liga de Árbitros do Médio Parnaíba. Ainda na área esportiva em Água Branca, foi o primeiro diretor do Ginásio de Esporte Polivalente João Tataíra, fomentando a paixão dos águabranquenses pelo futsal e levando a Seleção de Água Branca a disputar campeonatos piauienses da modalidade.

Como presidente do SINTE contribui para a vinda do campus da UESPI – Universidade Estadual do Piauí para Água Branca, qualificando mais de 550 profissionais, sendo Cosme Gilson um dos professores e coordenadores da instituição.

Pelos relevantes serviços prestados a cidade de água Branca, Cosme Gilson Perfeito recebeu da Câmara Municipal honroso título de cidadania, guardando o diploma como uma das joias da sua vida, tamanho é o amor que nutre pela cidade e seu povo.

Ativista político em Água Branca e cidades da região, é presença sempre avistada nos movimentos sociais da cidade e municípios circunvizinhos.

Fonte:

Compartilhar

ComentÁRIOs