Untitled Document
Untitled Document
Água Branca, Quarta feira, 13 de Dezembro de 2017
Postada em 10/06/2017 23:15:43
De Regeneração, Alfredo Nunes é empossado em cadeira da Academia Piauiense de Futebol. Veja fotos!
Na solenidade, José Neto Nunes, Reinaldo Barros Torres, Alfredo Nunes, Celso Carvalho e Herculano Moraes
No final da manhã deste Sábado, 10 de Junho de 2017, a Academia Piauiense de Futebol reuni-se seus acadêmicos no SESC/Ilhotas, em Teresina, onde empossou seus novos ocupantes das Cadeiras 12 e 13.

A solenidade de posse foi comandada pelo presidente Jomali Lima Magalhães auxiliado pelo secretário-geral Reinaldo Barros Torres (Editor do Mpiauí).

Na Cadeira 12 foi empossado Alfredo Alberto Leal Nunes, ex-presidente da Federação de Futebol do Piauí e ex vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol - CBF. Na Cadeira 13 foi empossado o Celso Carvalho Lima. O diploma de sócio vitalício da APIBOL foi entregue a Alfredo Nunes pelo acadêmico José Neto Nunes, titular da Cadeira 02. Já o diploma de Celso Carvalho foi entregue por Nelson Neri Costa, presidente da Academia Piauiense de Letras.

Após a solenidade de posse aconteceu um almoço de confraternização entre os acadêmicos, acompanhado de show do cantor e compositor piauiense José Marques, que ao violão entoou belas canções da Música Popular Piauiense e Música Popular Brasileira, agradando a todos com a sua aplaudida desenvoltura no palco.

Estiveram também presentes o escritor e jurista Nelson Neri Costa (presidente da Academia Piauiense de Letras) e a escritora e professora universitária Lisete Napoleão Medeiros (imortal da Academia de Letras do Vale do Longá, na oportunidade representando o presidente Antônio Pedro Almeida Neto).

Abaixo, saiba mais sobre os noveis acadêmicos da Academia Piauiense de Futebol - APIBOL:
 
ALFREDO ALBERTO LEAL NUNES
CADEIRA nº 12 
Nasceu no dia 15 de Maio de 1926 o filho de Gonçalo Teixeira Nunes e Maria de Lourdes Leal Nunes. Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará e em Direito pela Universidade Federal do Piauí, atuando como advogado e também na qualidade de promotor de justiça em Teresina. Na capital piauiense foi delegado de Trânsito e Costumes.
Sua primeira incursão política foi como Vereador em sua cidade natal em 1948, sendo a última também em Regeneração com a eleição para Prefeito no ano de 2000. Ganhou notoriedade como Diretor do Instituto Estadual de Criminalística no Governo Pedro Freitas (1951-1955). Diretor da Associação Comercial Piauiense; Presidiu o Piauí Esporte Clube e a Federação Piauiense de Futebol, entre 1960/1962 e 1963/1966 respectivamente. Foi na Gestão de Ricardo Teixeira alçado Vice Presidente da Confederação Brasileira de Futebol.
Eleito Deputado Estadual em 1958, 1962 e 1966, migrou para a ARENA e, quando já estava filiado ao PDS, foi Secretário Municipal de Serviços Urbanos entre 1982/1983, na passagem de Jesus Tajra pela Prefeitura de Teresina.
Teria o mandato de Deputado cassado pelo comando da ditadura militar no final da última passagem pela Assembleia.
Procurador-Geral do Estado no primeiro Governo Hugo Napoleão, retornou à Presidência da Federação de Futebol do Piauí entre 1985/1989. Durante a passagem de Napoleão como Ministro da Educação no Governo Sarney foi Secretário Especial de Educação Física e Desportos.

CELSO CARVALHO LIMA
CADEIRA nº 13
Nasceu em Parnarama, Estado do Maranhão, no dia do Piauí, no ano de 1950. Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí e com Especialização em RH, Marketing e Vendas pela CESVALE. Foi Professor de Educação Física no Colégio das Irmãs de Teresina, bem como Coordenador de Esportes do SESC, ambos na década de 1970. Exerceu o Cargo de Analista de Desenvolvimento de Pessoal da CEPISA de 1975 a 2007. Diretor da Federação Piauiense de Futebol de 1975 a 1990. Foi Comentarista Esportivo das Rádios Difusoura, Mirante e Tropical, além da TV Piauí, entre 1992 e 2012. Publicou o livro Pedro Alelaf: Lição de Vida, em 2001.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Saiba mais sobre a Academia Piauiense de Futebol

Fundada em 29 de Junho de 2010 a APIBOL tem sua existência edificada nos seguintes princípios: resgatar competições tradicionais no futebol do Piauí, valorizar personalidades que fizeram ou fazem o engrandecimento do futebol piauiense, divulgar e defender sempre de forma positiva o futebol do Piauí, incentivar publicações de livros com o tema futebol piauiense, dar uma maior dimensão as competições profissionais e amadoras em disputa no Estado do Piauí, preservar a memória do futebol piauiense.
 
Com 22 cadeiras - destas, 11 já ocupadas -, a Academia Piauiense de Futebol tem atualmente como seus membros os seguintes nomes: Jomali Lima Magalhães (presidente), José Nunes Neto (vice-presidente), Reinaldo Barros Torres (Secretário Geral), Carlos Said, José Gomes Gonçalves Neto, Herculano Moraes da Silva Filho, João Eudes Ramos, Severino Gomes de Oliveira Filho, Pedro Alcântara Carvalho do Nascimento, Elmar de Melo Carvalho, Deusdeth Nunes dos Santos. São acadêmicos fundadores: Jomali Lima Magalhães, José Nunes Neto e Reinaldo Barros Torres.
 
Para adentrar ao sodalício da Academia Piauiense de Futebol os interessados deverão preencher os seguintes requisitos: obter aprovação da maioria dos acadêmicos, ter nascido no Estado do Piauí ou morar em nosso Estado por vários anos, ser autor de algum livro com o tema futebol piauiense ou ter grande serviço prestado ao nosso futebol. Após o preenchimento das 22 cadeiras, somente se adentrará aos umbrais da imortalidade acadêmica da APIBOL com o falecimento de um dos ocupantes das cadeiras.

Edio: redacao@mpiaui.com | Por: Reinaldo Barros Torres

Comente esta noticia usando Facebook

>> 00/00/0000 - Sem ajuda em Bom Jesus-PI, crianças viajam 620 Km para disputarem o Piauiense Sub-9 de Futsal
>> 00/00/0000 - Governo de Wellington Dias dá calote em clubes do futebol profissional do Piauí
>> 00/00/0000 - Piauí vence a Paraíba na abertura do Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-20
>> 00/00/0000 - Veja os nomes da Seleção da Copa do Nordeste Sub-20 de 2017
>> 00/00/0000 - Faltou humildade, River rebola e leva goleada do Bahia na Copa do Nordeste Sub-20: 1, 2, 3, 4, 5...
>> 00/00/0000 - Bento Barjud, astro mirim do futebol piauiense, terá que escolher entre o Boca Juniors e o Corinthians!
>> 00/00/0000 - Prefeitura não cede estádio e peneira do Atlético-PR não acontecerá em Água Branca
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Enquete ››
Blogs ››
Untitled Document

 

Untitled Document
Editorias
Untitled Document
›› Concursos
›› Educação
›› Esportes
›› Geral
›› Municipios
›› Policial
›› Politica
›› Saúde
Cidades
Untitled Document
›› Lagopiense
›› Piauí
Parceiros
Untitled Document
MPiaui.com - Água Branca - Piau
Tel: (86) 3282-2373 / 9986-8737 / 9978-3438 / 9422-9063 - Rua Moraes n° 583, Centro, CEP: 64460-000
email: portalmpiaui@gmail.com
mpiaui 2017 Todos os direitos reservados