Untitled Document
Untitled Document
Água Branca, Quarta feira, 26 de Julho de 2017
Postada em 09/05/2017 11:14:35
Com Dílson Lages, Roda literária da Sol discutirá narrativas, poemas e contos de autores piauienses
A Roda Literária da Sol  - uma conversa sobre a literatura piauiense - será lançada nesta quarta-feira (10) na Livraria Entrelivros, na Avenida Dom Severino, zona Leste de Teresina.  O primeiro encontro contará com a participação especial do cantor José Quaresma e do escritor e imortal da Academia Piauiense de Letras - APL, Dílson Lages Monteiro, que também é imortal da Academia de Letras do Vale do Longá - ALVAL.

Um dos fundadores da Sociedade Literária de Teresina (Sol), o escritor Pádua Carvalho, disse que a "Sol surgiu das conversas dos apaixonados pela literatura".  Os encontros serão mensais. 

"É um encontro de pessoas apaixonadas pela literatura, principalmente a piauiense. Na nossa roda nós vamos privilegiar os escritores vivos. Ele vai falar sobre a sua obra e interagir com as pessoas, que também podem levar os seus poemas, contos e livros", declarou. 

Além do Pádua Carvalho, os fundadores da roda são os professores e escritores Márcia Evelin, Antônio Leandro, Bealfort Filho, Leonardo Dias, Virginia Magalhães. 

Na oportunidade, Pádua fará o pré-lançamento do livro "Crispim - Rios de Desesperança". "Ele conta a história do Cabeça de Cuia , que sempre foi contado com àquelas coisas fantasmagórica e maldições, no âmbito sobrenatural, mas nós retratamos a vida de Crispim desde o seu nascimento até quando ele cai na boca do povo como uma lenda, tendo como pano de fundo  a Teresina dos anos 50".
 
Teresina, sob o brilho da SOL
 
Teresina ganha, a partir deste mês de maio, mais um espaço para o debate sobre a literatura e, especialmente, a literatura piauiense. Os encontros acontecem na livraria Entrelivros, sob o comando da SOL (Sociedade Literária de Teresina), uma iniciativa de um grupo de professores e entusiastas da literatura, entre eles o escritor e publicitário Pádua Carvalho, o antropólogo Frei Antônio Leandro da Silva, o empresário Leonardo Dias e os professores Antônio Carlos Belfort, Virgínia Maria de Melo Magalhães e Márcia Evelin de Carvalho.

A SOL tem o objetivo de criar um espaço de comunicação das obras dos autores piauienses de diversas correntes, homenagear escritores piauienses vivos, para que os mesmos falem de suas obras, esclareçam a gênese de suas histórias e divulguem seu trabalho. 

Segundo Pádua Carvalho, essa também será uma oportunidade para revelar novos autores, pois há inúmeras pessoas que escrevem contos, crônicas, narrativas e poemas, além de uma produção de textos excelentes que, por algum motivo ou falta de oportunidade, não chegam ao conhecimento do grande público.

A SOL quer dar esta motivação, trazer essas pessoas para sua roda literária, suscitar o desejo de escrever para incentivar a publicação de novos títulos ou coletâneas de vários autores. Além disso, outra meta é fortalecer a discussão literária com promoção nas escolas, empresas e universidades, para trazer sociedade para essa discussão. Uma maneira de fortalecer o interesse pela literatura piauiense e a adoção das obras pelas escolas locais, não só de autores consagrados, como também novos autores.

A 1ª Roda Literária da SOL acontece no dia 10 de maio, às 19h, na Livraria Entrelivros, à Avenida Dom Severino, 1045, Bairro de Fátima.

O escritor convidado é o professor Dílson Lages, da Academia Piauiense de Letras (APL), autor dos livros, “O morro da casa grande”, “O sabor dos sentidos”, “Os olhos do silêncio” e o mais recente “Capoeira de espinhos”. 

O encontro terá a participação musical do cantor José Quaresma (Banda Validuaté) e a gênese do livro “Crispim, rios de desesperança”, primeiro romance ficcional de Pádua Carvalho, que retrata a história de Crispim sob um ponto de vista histórico e verossímil, passada na Teresina dos anos 50. Esta será a primeira obra a ser lançado pela SOL em parceria com a editora Nova Aliança, prevista para este semestre.

A 1ª roda literária da SOL é aberta a todos que quiserem participar, levar sua poesia, seu poema ou crônica para ler, declamar e expressar o seu pensar. Haverá oportunidade para discussão, autógrafo de obras dos escritores presentes, troca de experiências literárias, além de um coffee break.

Fonte: Carlienne Carpaso, Cidade Verde | Por: Reinaldo Barros Torres

Comente esta noticia usando Facebook

>> 19/03/2017 13:47:08 - Irmãos da cidade de Água Branca comemoram, na mesma semana, suas defesas de Doutorado e Mestrado na universidade Federal do Piauí – UFPI
>> 11/03/2017 15:18:54 - Estado do Piauí de luto, morre o poeta repentista Pedro Costa
>> 10/03/2017 12:15:23 - Escritor Dílson Lages, da APL e ALVAL, lança novela Capoeira de Espinhos
>> 09/02/2017 17:34:26 - Governo do Piauí inaugura escola profissionalizante para atender mil alunos
>> 06/02/2017 09:25:11 - Câmara Municipal de Água Branca aprova atualização do piso nacional para professores
>> 03/02/2017 16:23:56 - Prefeito de Santo Antônio dos Milagres tem encontro com o reitor do IFPI
>> 03/02/2017 15:42:56 - Jovens que estudam: Teresina é a 1ª capital nordestina e a 2ª do Brasil com melhor frequência escolar
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Enquete ››
Blogs ››
Untitled Document

 

Untitled Document
Editorias
Untitled Document
›› Concursos
›› Educação
›› Esportes
›› Geral
›› Municipios
›› Policial
›› Politica
›› Saúde
Cidades
Untitled Document
››
Parceiros
Untitled Document
MPiaui.com - Água Branca - Piau
Tel: (86) 3282-2373 / 9986-8737 / 9978-3438 / 9422-9063 - Rua Moraes n° 583, Centro, CEP: 64460-000
email: portalmpiaui@gmail.com
mpiaui 2017 Todos os direitos reservados