Untitled Document
Untitled Document
Água Branca, Sexta feira, 24 de Novembro de 2017
Postada em 11/03/2017 15:18:54
Estado do Piauí de luto, morre o poeta repentista Pedro Costa
O poeta cordelista Pedro Nonato da Costa morreu neste Sábado, 11 de Março de 2017, às 5 horas da manhã, em Teresina, onde residia com a família. Natural de Alto Longá-PI, ele completaria 55 anos no dia 5 de Abril. O cordelista sofria já há alguns anos os efeitos do diabetes. Há duas semanas, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que o deixou com metade do corpo paralisada. Morreu na sede da Fundação Nordestina do Cordel - FUNCOR, fundada por ele.

O corpo do poeta Pedro Costa será velado na sede da FUNCOR, como era seu desejo. O velório começa ao meio-dia. A FUNCOR fica na Rua Jornalista Antônio Lima, 2776, ao lado do Escolão do Parque Itararé, na zona Sudeste de Teresina. O sepultamento será amanhã, às 10 horas, no Cemitério do Bairro Renascença, zona sudeste de Teresina.

Pedro Nonato Costa nasceu no município de Alto Longá e foi um dos mais ativos poetas de sua geração. Além de repentista, era ator e produtor cultural. Conquistou várias premiações nacionais, inclusive do Ministério da Cultura. Ele fundou também a revista “De Repente”, a única do gênero em circulação há 20 anos. 

O poeta foi membro do Conselho Estadual de Cultura. Era membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel e da Academia de Letras do Vale do Longá. Seus trabalhos foram divulgados em todo o Brasil através do Pedro Costa - O Dom Quixote do cordel.
 
           Nota do Governo do Estado
O Governo do Estado do Piauí manifesta pesar pela perda irreparável do poeta e cordelista Pedro Costa, ocorrida na manhã deste sábado. Pedro Costa foi um nome expressivo para cultura piauiense, editou a Revista De Repente, uma das publicações mais tradicionais da cultura popular e representou, com muita responsabilidade e serenidade, os poetas, cantadores e toda classe artística no Conselho Estadual de Cultura.
Prestamos condolências a todos os amigos, admiradores e familiares e que eles possam ter o conforto nesse momento de tristeza.
Governo do Piauí

Prefeitura de Teresina
A Prefeitura de Teresina associa-se às manifestações de pesar pelo inesperado falecimento do poeta, violeiro e cordelista Pedro Costa, ocorrido na madrugada de hoje. Ele será lembrado entre nós como uma grande expressão da poesia popular, ora como autor, ora como produtor e divulgador. Foi nosso parceiro em diversas iniciativas culturais, entre elas o Projeto “Cordel nas Escolas”, agraciado pelo Ministério da Cultura com o “Prêmio Cultura Viva”.
Seu legado assinala também a revista “De Repente”, criada por ele como a única do gênero no país, com mais de 20 anos de circulação ininterrupta, e a Fundação Nordestina de Cordel (Funcor), por ele fundada e presidida. Pedro Costa colaborou ainda com a cultura piauiense e a teresinense, em particular, como membro do Conselho Estadual de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura.
As nossas condolências à família, aos amigos e aos poetas populares, bem como à legião de fãs que o poeta deixou no Piauí e pelo Brasil afora.
 
Teresina, 11 de março de 2017
 
Prefeitura de Teresina

(*) Texto: Zózimo Tavares, membro da Academia Piauiense de Letras

Edição: redacao@mpiaui.com | Por: Reinaldo Barros Torres

Comente esta noticia usando Facebook

>> 00/00/0000 - Cleidimar Tavares realiza premiação aos alunos destaques do IDEB +
>> 00/00/0000 - Cleidimar Tavares promove reforço escolar para alunos da rede municipal de ensino
>> 00/00/0000 - Inep divulga que Água Branca será uma das cidades onde haverá aplicação de provas do Enem
>> 00/00/0000 - Valdeci Cavalcante é empossado na Academia de Letras da Região de Sete Cidades
>> 09/05/2017 11:14:35 - Com Dílson Lages, Roda literária da Sol discutirá narrativas, poemas e contos de autores piauienses
>> 19/03/2017 13:47:08 - Irmãos da cidade de Água Branca comemoram, na mesma semana, suas defesas de Doutorado e Mestrado na universidade Federal do Piauí – UFPI
>> 10/03/2017 12:15:23 - Escritor Dílson Lages, da APL e ALVAL, lança novela Capoeira de Espinhos
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Enquete ››
Blogs ››
Untitled Document

 

Untitled Document
Editorias
Untitled Document
›› Concursos
›› Esportes
›› Geral
›› Municipios
›› Policial
›› Politica
›› Saúde
Cidades
Untitled Document
›› Lagopiense
›› Piauí
Parceiros
Untitled Document
MPiaui.com - Água Branca - Piauí
Tel: (86) 3282-2373 / 9986-8737 / 9978-3438 / 9422-9063 - Rua Moraes n° 583, Centro, CEP: 64460-000
email: portalmpiaui@gmail.com
mpiaui 2017 © Todos os direitos reservados