Untitled Document
Untitled Document
Água Branca, SÁbado, 29 de Abril de 2017
Postada em 09/11/2016 09:44:51
"Quero criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos", diz Jonas Moura a O Dia
Jonas Moura, prefeito de Água Branca
Jonas Moura (PSD) foi reeleito com 51,61% dos votos válidos para administrar o município de Água Branca por mais 4 anos. Sua primeira gestão foi marcada por projetos que levaram o município ao reconhecimento nacional. Agora, mais experiente, o gestor coloca o nome para concorrer à presidência da Associação Piauiense de Prefeitos – APPM, em entrevista ao O DIA, Jonas cita projetos para Água Branca e para a associação. Confira:

A que o senhor atribui essa vitória para mais uma gestão?
Acredito que o povo de Água Branca reconheceu um trabalho que vem sendo realizado desde o início da nossa gestão. Nós procuramos organizar o município e fizemos grandes obras, e isso realmente mudou a cara da cidade, mudou a vida das pessoas... E isso nos leva a crer que é o motivo do reconhecimento que nos levou a vitória no dia 2 de outubro!

Que obras o senhor destaca, como sendo as mais importantes de sua gestão?
Olha, foram muitas obras que foram importantes e necessárias, como por exemplo, toda a reforma do Hospital Dirceu Mendes Arcoverde, onde foram investidos mais de R$ 4 milhões; nós fizemos a obra do esgotamento sanitário, que a população começa a sentir os efeitos agora... Esta obra colocará Água Branca como a cidade com maior índice de esgotamento sanitário do Piauí! Já entregamos a primeira etapa e estamos nos preparando pra entregar a segunda, deveremos atingir cerca de 70% da cidade saneada; a orla do nosso açude que foi uma obra de grande importância para a região, construímos postos de saúde... Então esse conjunto de obras, com asfalto, calçamentos... Tudo isso mudou a cara da cidade.

Nestes próximos quatro anos de gestão, qual será o seu grande desafio?
O desafio continua, imaginávamos que a crise iria acabar até o final deste mandato, mas observando tudo que vem acontecendo no país, assusta um pouco e não deixa de ser um grande desafio. Estamos caminhando pra 2017 e não temos grandes perspectivas, então vai ser um exercício muito grande dos gestores para passar por este momento bem difícil que o país passa. A arrecadação diminui a cada dia que passa, mas as cobranças da população são muito maiores... Hoje a população está cobrando online em tempo real, é uma coisa que nós concordamos pois a população quando tem uma coisa melhor, ela não quer retornar ao passado, ela quer continuar melhorando. Então este é o grande desafio de todos os prefeitos do Piauí para 2017.

O senhor tem algum grande projeto ou meta para sua segunda gestão?
Nós temos uma meta que temos buscado desde o início deste mandato que é sempre melhorar a vida da população, oferecendo qualidade de vida. Então, nós vamos continuar sempre buscando isso. Água Branca é uma cidade polo, então ela não tem grandes áreas agrícolas, temos um sonho de transformar Água Branca em um centro de serviços, um centro de comércio forte... Para isso a cidade precisa estar organizada, então este é nosso sonho, fazer da cidade um centro urbano que possa atender aquela região, organizando a cidade para atrair investidores.

A saúde foi um destaque da sua primeira gestão, onde o município se tornou conhecido a nível nacional. O senhor pode nos relembrar o projeto que alavancou o nome de Água Branca?
Um projeto simples, mas um projeto que deu muito resultado com a questão da dengue, Água Branca se tornou uma das três cidades do país que melhor combateu a dengue. O projeto se deu através de uma junção das equipes que trabalham: agentes de endemias, agentes de saúde e enfermeiros. Após várias discursões surgiu a ideia de criar um selo que era baseado em um sinal de transito, este selo motivou muito a população no combate à doença, pois as pessoas eram classificadas de acordo com o que cuidava da casa... Aquele que cuidava bem, tinha o sinal verde, o que cuidava “mais ou menos” tinha o sinal amarelo e o que não cuidava (tinha focos de mosquito em casa), sinal vermelho... Isso foi o sucesso do programa “Água Branca Livre da Dengue”, pois um morador cobrava o outro.

Agora falando sobre a APPM, o que motiva o senhor a concorrer à presidência da casa?
A motivação maior é querer criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos. Fazer dela uma associação que venha a ser realmente dos prefeitos, presidir a APPM é ter um cargo político, e a gente não vê os prefeitos muito ligados a ela. Então a minha ideia era de integrar os prefeitos, fazer com que a associação tenha um trabalho voltado com foco total no prefeito e nas prefeituras, para que realmente possa ajudar neste momento difícil. O órgão deve tirar as dúvidas dos gestores, filtrar as informações para que cheguem assuntos de interesse aos prefeitos. Queremos uma gestão que tenha coragem de discutir as políticas públicas junto com Governo do Estado, Governo Federal trazendo aquilo que realmente interessa aos municípios, especialmente aos menores que representam cerca de 70% dos municípios piauienses... Estes têm uma dificuldade enorme de gerir, pois os recursos são praticamente somente do FPM, então é neste sentido que eu quero, chegando lá, fazer um trabalho voltado para fortalecer as gestões.

Como está sendo a sua campanha, e a aceitação do seu nome?
Me lancei como pré-candidato e por onde eu já andei, tenho a certeza que temos o perfil de gestor que a APPM precisa. É importante buscar a identidade da APPM, como um órgão que seja a casa do prefeito, que ele se sinta protegido e acolhido pela sua associação e que dê resposta à contribuição que os municípios fazem, lembrando que ela também passa por dificuldades. Nestes poucos dias que lançamos o nome, já fomos procurados para fazer um consenso... Então a ideia é juntar os projetos que cada candidato tem e unificar para não ter desgaste em disputa que possa deixar alguma sequela na APPM. Sobre o meu nome, eu acredito que pelo trabalho que temos realizado no meu município e somando a experiência que a gente tem de um grupo privado onde eu venho há 33 anos trabalhando, tem uma experiência que a gente pode levar também para a APPM e juntando com a paste publica na qual estou há 4 anos, creio que dará um bom resultado.

O senhor citou dificuldades em relação a APPM, como o senhor pretende lidar com essas dificuldades?
A única forma de administrar a APPM é fazer com que os prefeito se motivem a continuar contribuindo. Ela é uma associação que vive de contribuições, se você não está motivado, se você não tem respostas, não tem resultado, a tendência é que cada vez mais se perca prefeituras, e é isso que nós não queremos.

Para finalizar, que mensagem o senhor deixa ao povo de Água Branca que lhe reelegeu?
A minha mensagem é de gratidão ao povo que reconheceu o nosso trabalho. Sem dúvidas foi uma campanha limpa, positiva e que o povo entendeu... Então só tenho a agradecer ao meu povo e dizer a eles que contem comigo, o desafio é grande, mas tenho certeza que junto com eles e junto com a nossa bancada de vereadores e lideranças, iremos continuar fazendo de Água Branca uma cidade de referência para o Estado. Faremos, assim como foi nessa primeira gestão e quem sabe até melhorar ainda mais.
Fonte: Geysa Silva, O Dia. Reprodução do portal O Dia | Por: Reinaldo Barros Torres

Comente esta noticia usando Facebook

>> 12/04/2016 10:34:21 - Nen fala sobre sua pre candidatura a vice-prefeito de Água Branca
>> 17/11/2015 19:24:18 - José Neto Fala sobre os preparativos para festa de comemoração de 7 anos da AUTOESCOLA AGUA BRANCA
>> 23/06/2015 01:46:45 - João Rodrigues fala sobre a Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí
>> 06/05/2014 09:01:40 - River elimina o Parnahyba e decide segundo turno com o 4 de Julho
>> 29/01/2013 16:59:16 - Conheça Manoel Carvalho Filho, presidente da Subseção de Água Branca
>> 29/01/2013 16:51:45 - Música baiana anima carnaval do Piauí. Nezin fala sobre o carnaval de Água Branca.
>> 29/01/2013 16:48:59 - Prefeito de Demerval Lobão fala sobre calamidade em prefeitura
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Enquete ››
Blogs ››
Untitled Document

 

Untitled Document
Editorias
Untitled Document
›› Concursos
›› Educação
›› Esportes
›› Geral
›› Municipios
›› Policial
›› Politica
›› Saúde
Cidades
Untitled Document
››
Parceiros
Untitled Document
MPiaui.com - Água Branca - Piauí
Tel: (86)99978-3438 / 99422-9063 - Rua Projetada 70 n° 10, Compasa, CEP: 64460-000
email: portalmpiaui@gmail.com
mpiaui 2017 © Todos os direitos reservados