Untitled Document
Untitled Document
Água Branca, Domingo, 24 de Setembro de 2017
Postada em 28/05/2012 01:30:55
Conhecendo um pouco da Saúde de São Pedro do Piauí

Em entrevista ao PORTAL MPIAUI, a Secretária Municipal de Saúde de São Pedro do Piauí revela como foi encontrada a saúde da cidade e quais os avanços alcançados ao longo de dois anos de muito trabalho a frente da Pasta no município.

Portal Mpiaui: Como foi encontrada a saúde de São Pedro do Piauí, antes da gestão Dr. Matias?

Dr. Fátima: Ao assumirmos está pasta, encontramos uma Secretária Municipal de Saúde em péssimas condições de funcionamento técnico e operacional. Não havia em nenhum momento alguma estrutura que pudesse realmente funcionar como deveria. Hoje, sabemos que a Secretária de Saúde é um órgão meramente técnico, exercendo um papel técnico, onde desenvolve as ações do Ministérioda Saúde. É preciso que haja uma equipe técnica para realizar os requisitos do Ministério da Saúde e desenvolver as ações dentro da pasta.

Então, assumimos a secretaria nestas condições e sem recursos, o mais agravante, além, da estrutura física dos postos de saúde que eram de péssima qualidade, a própria sede da secretaria, umCEO abandonado onde funcionava em uma dependência do estado o IAPEP, sendo que sua sede própria estava abandonada, o CAPS estava em péssimas condições, à farmácia básica praticamente não existia, o que tínhamos eram apenas os remédios, mas não existia funcionalidade e nem operacionalidade.

Portal Mpiaui: O que foi preciso fazer para reverter este quadro?

Dr. Fátima: Foi preciso começar tudo zero, como se estivéssemos se emancipando outra vez, uma coisa que começou mesmo, este é um fato que requer muito trabalho, já estamos há dois anos na administração da Secretária de Saúde e gestão do Dr. Matias, pautados na pasta de saúde, o que exige do gestor uma dedicação exclusiva, um expediente muito sacrificado, muito esticado.

Portal Mpiaui: E o hospital geral de São Pedro como foi encontrado?

Dr. Fátima: Encontramos também o hospital da cidade em péssimas condições de funcionamento, em péssimas condições de tudo que se possa imaginar, infelizmente foi assim que se encontrou, agente não diz isso porque quer dizer, é uma realidade.

Contudo erguemos a cabeça, e passamos a organizar a secretária de saúde, deu muito trabalho, mas hoje, já se sente e se ver a diferença, surge uma nova historia, temos um novo hospital.

Portal Mpiaui: Como está a sede da Secretaria de Saúde de São Pedro do Piauí?

Dr. Fátima: Hoje, nós temos uma sede em condições de funcionamento, temos aqui um anexo onde alojamos todos os técnicos, todas as coordenações, saúde bucal, vigilância sanitária, epidemiologia, atenção básica e todas as outras, além da coordenação de processamento de dados, uma das mais importantes, por que ela que remete toda produção da secretaria municipal de saúde junto ao Ministério da Saúde e junto ao Estado.

Portal Mpiaui: E como anda o processo de marcação de consultas em São Pedro do Piauí?

Dr. Fátima: Realizamos também, a humanização de marcação de consulta. Temos hoje, uma central de marcação de consulta, esta central é humanizada onde recebe o paciente faz o processo da consulta e vai para regulação. Um grande avanço. A secretária tem sua própria regulação, antes se demorava vários dias para se marca uma consulta junto ao CERAS em Teresina, por que fazia o processo e encaminhava para o estado. Hoje, agente não encaminha, São Pedro tem sua própria regulação, nós diminuímos o tempo de marcação de consulta, exame, cirurgia ou qualquer outro procedimento.

Portal Mpiaui: E como anda a saúde nas comunidades pertencentes a São Pedro do Piauí?

Dr. Fátima: Encontramos também a unidade de saúde do Brejo sem funcionamento era uma unidade de saúde que infelizmente funcionava na cantina de uma escola. Mas, fomos vendo como angariar recursos para realizar uma reforma e adequação da unidade de saúde do Brejo. Hoje, o povoado tem uma unidade de saúde que satisfaz suas necessidades. As mulheres fazem sua prevenção em sua própria comunidade não precisando se deslocar para sede em são Pedro, também funciona um consultório odontológico completo com todo equipamento, além de sala de vacina, sala de esterilização, farmácia e recepção. Temos também no Brejo um carro utilizado pela comunidade de domingo a domingo para trazer os casos de urgência ao hospital da sede.

Portal Mpiaui: É quando será a inauguração do posto de saúde da comunidade Lagoa Seca?

Dr. Fátima: Estamos inaugurando dia 10 a unidade de saúde da comunidade Lagoa Seca, é a primeira fez que este povoado recebe um posto de saúde. O povo daquela localidade era atendido em uma associação em péssimas condições, onde o médico não tinha se quer uma cadeira para se sentar, para se ter uma ideia, a mesa do medico e dos enfermeiros era uma maquina de costura servindo de suporte e um para-brisa de um carro, onde o medico realizava sua consulta, é uma coisa que chama atenção, mas Lagoa Seca está recebendo uma Unidade de Saúde novinha e com toda equipe pronta para receber o povo daquela localidade.

Portal Mpiaui: E como anda a unidade de saúde da comunidade Pedras?

Dr. Fátima: A Unidade de Saúde da comunidade Pedras é uma unidade modelo nacional, a UBAS – Unidade Básica de Saúde está funcionada em pleno vapor.

Portal Mpiaui: E o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas como está seu funcionamento?

Dr. Fátima: Reformamos o CEO. Que hoje, possui 3 consultórios odontológicos funcionado, laboratório de próteses, lá é feito próteses parciais e totais, chegando a fazer cerca de  80 a 90 próteses mês.

Portal Mpiaui: No geral o que mais foi realizado pela Secretária Municipal de Saúde de São Pedro do Piauí nestes dois anos de gestão Matias?

Dr. Fátima: Realizamos a reforma da Unidade de Saúde do Centro, onde equipamos e hoje, temos todas as condições de funcionamento.

Dia 10 de fevereiro também estaremos inaugurando a primeira academia de saúde da região do Médio Parnaíba, que tem como importância a qualidade de vida, onde vamos atender idosos, jovens e crianças, todas estas faixas de idade, isso tudo integrando o núcleo de saúde de apoio a suade da família ao NASF, inclusive vamos realiza também neste mesmo dia a inauguração da sede do NASF, nós também traremos neste mesmo dia a UTI Móvel, São Pedro tinha uma UTI Móvel, só que estava sucateada estava abandono total. Foi um custo alto, mas vale apenas, pois vai salvar vidas, temos ainda a adesão de uma moto carga que vamos trazer para atenção básica, esta moto será utilizada para fazer entrega de medicamentos, material gráfico e material de limpeza, tudo primando pela economia.

Adquirimos também ao longo destes dois anos, 2 automóveis da marca fiat novinhos para serem utilizados pela Secretaria Municipal de Saúde, os mesmos foram adquiridos através dos programas saúde na escola e CER, também nesta mesma gestão conseguimos 4 leitos psiquiátricos para o hospital geral de São Pedro do Piauí, caso inédito no ano de 2011, nós não encaminhado nenhum caso de psiquiatria para o hospital Areolino de Abreu.

O hospital já levantou bastante. Hoje, já é gestão plena, uma tendência que passa por um processo lento, mas que vai trazer excelentes mudanças para saúde da cidade. Isso é uma parte do que fazemos. Hoje, já contamos com ortopedia, pediatria, ginecologia e temos um centro de reabilitação de fisioterapia.

A secretaria de saúde de São Pedro do Piauí, já trabalha hoje com 55 projetos, em dois anos, onde 26 já em execução, o restante esperando uma resposta do Ministério da Saúde.

Portal Mpiaui: Dr. Fatima qual a mensagem que senhora tem a deixar ao povo de São Pedro do Piauí?

Dr. Fátima: Olha! A São Pedro, digo que está vontade de trabalhar e de trazer o melhor para cidade continua, temos nos dedicado muito a secretaria de saúde da cidade. Não se ver mais avanços é por falta de financiamento, precisamos de mais investimentos do Governo Federal para que haja maiores melhores na saúde da cidade, isso não é uma realidade só de São Pedro do Piauí é uma realidade de muitos outros municípios brasileiros.

Recentemente discutimos em reuniões no estado do Piauí, onde neste encontra estavam presentes todos os secretários de saúde do estado, onde 31 municípios piauienses foram contemplados com um novo programa do Governo Federal, a Rede Cegonha que esta dentro do programa QUALISUSREDE, onde São Pedro foi contemplada, o que vai trazer grandes melhorias na questão de urgência e emergência na saúde de São Pedro do Piauí.

Edio: redacao@mpiaui.com | Por: Misael Lima

Comente esta noticia usando Facebook

>> 09/11/2016 09:44:51 - "Quero criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos", diz Jonas Moura a O Dia
>> 12/04/2016 10:34:21 - Nen fala sobre sua pre candidatura a vice-prefeito de Água Branca
>> 17/11/2015 19:24:18 - José Neto Fala sobre os preparativos para festa de comemoração de 7 anos da AUTOESCOLA AGUA BRANCA
>> 23/06/2015 01:46:45 - João Rodrigues fala sobre a Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí
>> 06/05/2014 09:01:40 - River elimina o Parnahyba e decide segundo turno com o 4 de Julho
>> 29/01/2013 16:59:16 - Conheça Manoel Carvalho Filho, presidente da Subseção de Água Branca
>> 29/01/2013 16:51:45 - Música baiana anima carnaval do Piauí. Nezin fala sobre o carnaval de Água Branca.
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Enquete ››
Blogs ››
Untitled Document

 

Untitled Document
Editorias
Untitled Document
›› Concursos
›› Educação
›› Esportes
›› Geral
›› Municipios
›› Policial
›› Politica
›› Saúde
Cidades
Untitled Document
›› Lagopiense
Parceiros
Untitled Document
MPiaui.com - Água Branca - Piau
Tel: (86) 3282-2373 / 9986-8737 / 9978-3438 / 9422-9063 - Rua Moraes n° 583, Centro, CEP: 64460-000
email: portalmpiaui@gmail.com
mpiaui 2017 Todos os direitos reservados