Untitled Document
Untitled Document
Água Branca, Quinta feira, 29 de Junho de 2017
Postada em 25/05/2012 00:53
Prefeito responde a alguns questionamentos feito por Blogueiro

O blog da Meio Note de São Pedro do Piaui, entrevistou o prefeito da cidade Dr. Matias Araújo. Com pergunta sobre a administração da cidade, o blogueiro João Cardoso, tenta trazer um pouco da gestão Matias para os internautas. Segundo João Cardoso, o mesmo foi recebido no gabinete do prefeito, onde fez várias perguntas ao gestor de como está administração pública da cidade.

Veja abaixo perguntas realizadas por João Cardoso ao prefeito Dr. Matias Araújo.

João Cardoso: Dr. Matias como está à administração de São Pedro do Piauí hoje?

PREFEITO DR. MATIAS: Quando assumimos a gestão da prefeitura municipal de São Pedro do Piauí encontramos dificuldades, mas conseguimos organizar a administração e hoje podemos dizer que estamos no caminho certo, pois já fizemos muito e vamos fazer muito mais.

João Cardoso: Como está Saúde em nosso município?

PREFEITO DR. MATIAS:  Estruturamos a sede da Secretaria Municipal de saúde para poder dar mais conforto as pessoas que procuram aquele órgão e antes eram atendida no corredor, pois não tinha espaço para atendimento ao público. Hoje funciona com todas suas coordenações estruturadas e com espaço humanizado para atendimento ao público tornando-se um modelo para o restante do Estado do Piauí; implantamos mais de 48 tipos de exames no Hospital Local Marcolino Barbosa Ribeiro; reabrimos o CEO e Implantamos o Laboratório de Próteses dentárias, onde distribuímos mais de 70 próteses por mês; construímos o Posto de Saúde do Povoado Brejo; a UBS do Povoado Pedras; estamos reformando os postos de saúde do Povoado São José e povoado Deserto, iniciamos a construção da UBS do bairro Mutirão; adquirimos dois novos veículos para a referida secretaria, estruturamos o Programa Saúde da Família que hoje realiza todas as visitas domiciliares e atendimento médicos que o programa requer; adquirimos uma moto para a distribuição de remédios nos postos de saúde; abrimos uma CASA SE APOIO em Teresina, onde ofertamos hospedagem, com café, almoço e janta para aqueles mais carentes que não tem como manter-se na capital para realizar seus tratamentos de saúde, Abrimos uma Central de Marcação de Consultas, onde o responsável marcar a consulta e vai até o paciente informar-lhe e o transporte da Saúde o leva e traz da sua casa até o local do seu atendimento; enfim já fizemos muito pela saúde e vamos continuar fazendo mais e melhor até o fim da nossa gestão.

João Cardoso: Como está a área da educação municipal?

PREFEITO DR. MATIAS: Na área da Educação muito já foi feito: Implantamos o Piso do Magistério de acordo com o Piso Nacional do Magistério, uma reivindicação da Classe desde 2009, e hoje pagamos o melhor salário da região e não tivemos um dia de greve, haja vista que o hoje o noticiário mostra greves de professores em todos os níveis porque os gestores não implantou seus pisos e vários municípios já sofreram com greve, caso de Teresina a cidade mais rica do Estado enfrentou uma greve de mais de 70 dias e o Estado da mesma forma, isso só prova a nossa capacidade e preocupação com o futuro da nossa juventude que precisa de cada vez mais de uma educação de melhor qualidade para garantir o seu amanhã; colocamos transporte escolar em todas as localidades, adquirimos junto ao FNDE um ônibus zerado e colocamos para atender a região dos Povoados Brejo, Lagoa do Canto, Barro Vermelho, Deserto, Pequi, Morrinhos , Madriz; adquirimos ainda junto ao FNDE uma quadra poliesportiva para o Colégio Municipal Davina Veloso e 350 bicicletas que serão distribuídas para alunos que moram distantes da Escola onde o mesmo estuda; realizamos vários cursos de capacitação de nossos professores e implantamos o PSE (Programa de Saúde na Escola), que hoje funciona a todo vapor.

João Cardoso: Sabemos que São Pedro do Piauí é uma cidade de pequeno porte e por isso possui dificuldades sociais o que o Governo Municipal tem feito em prol desta gente?

PREFEITO DR. MATIAS: Sim a nossa cidade possui muitas dificuldades sociais e por isso foi uma área que demos um tratamento especial, porque acreditamos que Saúde, Educação e Assistência Social são pilares de uma sociedade mais justa e igualitária; quando assumimos ouvimos muitas reclamações de pessoas que preenchiam os critérios de inclusão no Programa Bolsa Família e nunca tinha tido oportunidade de inclusão, determinamos ao Serviço Social que fizesse um levantamento e identificasse o problema e buscasse resolver, contratamos logo uma Assistente Social só para acompanhar o Programa e uma equipe realizou em cada comunidade o recadastramento da famílias o que resultou na inclusão acima de 500 famílias que preenchiam todos os requisitos sociais e eram excluídas não se sabe o motivo; Implantamos o CREAS, Programa da Gestante; estruturamos o Programa do Idoso, Compra Direta, Projovem e Peti funcionando muito bem , onde vários jovens descobrem novos talentos, realizamos a primeira eleição geral para escolha de novos conselheiros do Conselho Tutelar, onde mais de 3.000 sampedrenses poderão escolher democraticamente seus representantes em um conselho tão importante para a nossa cidade; criamos o plano municipal de Habitação, onde já adquirimos trinta casas que estão sendo entregues a quem realmente precisa, e já estamos adquirindo mais 40 junto ao Programa Minha Casa Minha Vida, realizamos festa emcomemoração aos dia s das mães, contratamos através de Concurso Público Assistentes Sociais e Psicólogos para darmos mais agilidade ao atendimento a quem precisa do Serviço Social.

João Cardoso: Como está o Esporte, a Cultura, Turismo e Lazer?

PREFEITO DR. MATIAS: para essa área temos um olhar especial , pois o esporte e a cultura são portas de transformação social muito importante para a nossa juventude, a prática esportiva livra o jovem de muitos males que afligem a sociedade; realizamos os melhores campeonatos de futebol de Campo, Futsal, Copa Cidade e apoiamos todos os campeonatos rurais, e os festejos contratamos bandas Nacionais para animar a nossa juventude e este ano já contratamos a Banda Collo de Menina, John Fred e Só sacana, Companhia do Forró, Banda Pura Raiação e Trio Nen Motos, além de todas as Bandas locais, implantamos o Zico 10, Segundo Tempo e muitas outras parcerias para melhor desenvolver nosso esporte e Cultura.

João Cardoso: Como está o atendimento ao agricultor?

PREFEITO DR. MATIAS: São Pedro é município agrícola e por isso também demos um tratamento especial a essa área reformamos estradas, transportamos a produção agrícola, aderimos ao Seguro Safra, incentivamos a produção da agricultura familiar através da compra direta, estamos construindo em parceria como governo do Estado o Matadouro Público do Município, e agora no na sexta –feira 25/05 estaremos recebendo do MDA uma retroescavadeira que vai dar um novo impulso na melhoria de nossas estradas vicinais.

João Cardoso: A situação financeira e administrativa do município como estão?

PREFEITO DR. MATIAS: encontramos muitas dificuldades financeiras, contas de água e luz atrasadas há vários anos e um dívida de mais de 5 milhões junto ao INSS, atraso dos consignados, mais negociamos com todos os credores do município e hoje estamos com as finanças em ordem , salários em dia de todos os servidores, fornecedores todos em dia, todas as compras e aquisição de bens licitados, sempre buscando o menor preço. Realizamos o concurso público decente e transparente, onde foi aprovado quem realmente estudou e passou por méritos e já convocamos e demos posse a quae todos os aprovados que já estão desempenhando suas funções com muita dedicação e respeito a toda a população.

João Cardoso: A secretaria de obras passou por mudanças, como está seu funcionamento em parceria com o Meio Ambiente?

PREFEITO DR. MATIAS: a gestão desta pasta em a todo vapor, recuperamos várias estradas, demos uma melhor estrutura ao bairro mutirão, realizamos a limpeza pública de todo a cidade e com isso conseguimos eliminar os casos de dengue em nosso município, construímos casas populares em parceria como governo federal, e temos uma preocupação de integrar as ações da secretaria de obras e meio ambiente para dar melhor qualidade de vida a nossa gente.

João Cardoso: Para encerrar sabemos que o senhor é um homem de compromisso, determinado, trabalhador, mas que tem recebido ataques muitos fortes por partes daqueles que fazem oposição ao seu governo, o que o senhor tem a dizer a respeito deste assunto?

PREFEITO DR. MATIAS: Que só se joga pedra em árvore que dar fruto, e recebo esses ataques consciente que estamos no caminho certo trabalhando por quem mais precisa da administração pública sem olhar a quem, e sim a necessidade de cada um e cada uma pessoa que procura a prefeitura ( em torno de 200 pessoas por dia), e acredito que a minha forma humilde de ser incomode aqueles que não querem o bem de São Pedro e da nossa gente, fica aqui o meu abraço a cada cidadão e a esperança que Deus continue abençoando nossa Terra, nossa gente e a todos que fazem o Governo de Todos Nós cada vez melhor em prol dos mais carentes de nossa terra.

 

Edição: redacao@mpiaui.com | Por: Misael Lima

Comente esta noticia usando Facebook

>> 09/11/2016 09:44:51 - "Quero criar na APPM uma integração maior entre os prefeitos", diz Jonas Moura a O Dia
>> 12/04/2016 10:34:21 - Nen fala sobre sua pre candidatura a vice-prefeito de Água Branca
>> 17/11/2015 19:24:18 - José Neto Fala sobre os preparativos para festa de comemoração de 7 anos da AUTOESCOLA AGUA BRANCA
>> 23/06/2015 01:46:45 - João Rodrigues fala sobre a Coordenadoria de Comunicação do Estado do Piauí
>> 06/05/2014 09:01:40 - River elimina o Parnahyba e decide segundo turno com o 4 de Julho
>> 29/01/2013 16:59:16 - Conheça Manoel Carvalho Filho, presidente da Subseção de Água Branca
>> 29/01/2013 16:51:45 - Música baiana anima carnaval do Piauí. Nezin fala sobre o carnaval de Água Branca.
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Untitled Document
Enquete ››
Blogs ››
Untitled Document

 

Untitled Document
Editorias
Untitled Document
›› Concursos
›› Esportes
›› Geral
›› Municipios
›› Policial
›› Politica
›› Saúde
Cidades
Untitled Document
››
Parceiros
Untitled Document
MPiaui.com - Água Branca - Piauí
Tel: (86) 3282-2373 / 9986-8737 / 9978-3438 / 9422-9063 - Rua Moraes n° 583, Centro, CEP: 64460-000
email: portalmpiaui@gmail.com
mpiaui 2017 © Todos os direitos reservados